INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
|
Governo de Portugal - Justiça
  • INPI
  • Propriedade Industrial
 
  • Marcas
  • Patentes
  • Design
  • Contactos
Símbolo de Acessibilidade à Web. [D] Twitter Facebook
 

Valorização da PI

Pré-Diagnóstico de Mapeamento Tecnológico

PDMT – o que é?

As actividades de Patent Intelligence têm vindo a assumir uma importância crescente para as estratégias empresariais, permitindo a obtenção de informação relevante para o desenvolvimento de negócios e, em particular, para a definição de estratégias e tomada de decisões, quer em termos de marketing, lançamento de novos produtos e serviços, internacionalização e constituição de parcerias, quer para a investigação ou para a comercialização de tecnologias.

Tendo presente a relevância desta informação para as empresas e para as unidades de transferência de tecnologias de centros de investigação, o INPI considerou a necessidade de oferecer um novo produto que permitisse seleccionar a informação contida nas bases de dados de patentes e apresentá-la de forma a que esta possa constituir uma mais valia para os seus requerentes. Nesse sentido o INPI desenvolveu os Pré-diagnósticos de Mapeamento Tecnológico.

Consulte este exemplo de Pré-Diagnóstico de Mapeamento Tecnológico relativo ao sector das energias renováveis, mais concretamente na área da energia eólica (motores de vento).

Este produto, elaborado com recurso à ferramenta Thompson Innovation, consiste num relatório que contém informação acerca do panorama de patenteamento, numa determinada área técnica, fornecendo pistas importantes para a definição de estratégias de posicionamento nos diferentes mercados regionais e em projectos de internacionalização.

Nestes relatórios é apresentada informação relevante que resulta de pesquisas avançadas realizadas às bases de dados de patentes, não emitindo o INPI opiniões ou recomendações relativamente aos resultados. Este relatório não procura substituir quaisquer tipos de serviços de diagnóstico avançado produzidos por especialistas na área técnica, de marketing, gestão ou outros, que poderão formular conclusões mais detalhadas.

Quem pode pedir um PDMT?

Consciente da importância deste novo produto para as actividades de inovação tecnológica, o INPI decidiu possibilitar que qualquer cliente interessado nesta informação a possa solicitar, independentemente de já ter efectuado ou não o seu pedido de patente.

Como pedir um PDMT simultaneamente com o pedido de Patente ou MUT?

Se pretender efectuar um pedido de patente ou modelo de utilidade, requerendo simultaneamente um PDMT, poderá faze-lo através do preenchimento do formulário PATMUT1.

Como pedir um PDMT tendo já previamente efectuado o pedido de Patente ou MUT?

No caso de já ter efectuado um pedido de patente ou modelo de utilidade, sem ter requerido o PDMT, deve preencher o formulário PATMUT3 indicando o respectivo número do pedido.

Como pedir um PDMT sem qualquer pedido de Patente ou MUT associado?

Não tendo efectuado qualquer pedido de patente ou modelo de utilidade poderá solicitar um Pré-Diagnóstico de Mapeamento Tecnológico bastando para tal, preencher e enviar o formulário PSI para o fax 21 886 98 59 ou para o email atm@inpi.pt, anexando um resumo da área técnica ou uma classificação IPC (Classificação Internacional de patentes), a qual pode ser consultada aqui.

Qual o tipo de informação contida num PDMT?

Análise geográfica

São efectuadas análises separadas para as principais regiões tecnológicas do globo (União Europeia e EPO; Ásia Central e Oriental; Continente Americano e Análise Mundial). O objectivo é comparar o panorama de patenteamento mundial para uma dada área técnica, revelando tendências existentes em diferentes mercados que de outra forma não seriam aparentes. Dentro de cada uma das áreas geográficas foram escolhidos os países considerados mais activos na área da propriedade industrial.

Inventores mais publicados

(Clique na imagem para ampliar)

Para cada uma das zonas geográficas analisadas, são identificados os 5 inventores mais prolíficos, de forma a extrair informação acerca dos principais promotores de I&D. Esta informação permitirá estabelecer contactos e estimular potenciais parcerias de inovação com os principais detentores de conhecimento para a área técnica em apreço.

Análise de prioridades

A análise das prioridades para cada um dos 10 principais requerentes numa dada área técnica, a nível mundial, permite obter uma indicação dos núcleos de I&D espalhados pelo mundo.
A lógica de efectuar uma análise mundial e não regional prende-se com o objectivo de detectar centros de I&D transnacionais, como é usual numa economia globalizada, em que certas empresas ou multinacionais podem ter a sua sede ou o núcleo da sua produção num dado país, mas parte das suas patentes serem submetidas por via nacional em outros países, muitas vezes noutros continentes (asiático, sub-continente indiano, etc), nos quais se situam centros de I&D ou empresas com as quais estão estabelecidas parcerias.

Requerentes portugueses com publicações Europeias, PCT ou nacionais

A inclusão de informação relativa a pedidos nacionais relevantes numa determinada área técnica constituirá uma mais valia na identificação de potenciais parceiros nacionais.

Mapa tecnológico

(Clique na imagem para ampliar)

O mapa tecnológico é realizado com a ajuda de uma ferramenta informática, a Thompson Innovation®, que procura semelhanças entre palavras-chave retiradas dos documentos de patente do universo em estudo, agrupando essas mesmas patentes pelo seu grau de semelhança num mapa topográfico em que a quantidade de patentes num certo ponto corresponde à altitude do mesmo. Assim, nos cumes das “montanhas” encontram-se as áreas de maior actividade, e no oceano, as de menor.
Neste mapa são representados os 5 requerentes com maior número de publicações a nível mundial, por cores, sendo que cada ponto corresponde a uma publicação.

Quanto custa o Pré-Diagnóstico de Mapeamento Tecnológico?

A prestação deste serviço, em qualquer das situações descritas é sujeita ao pagamento de 200€ de acordo com a Tabela de Preços de Produtos e Serviços de Informação em vigor. 

 
  • Serviços Online
  • Pesquisas
  • Boletim da PI
  • Marcas
  • Patentes
  • Design
  • B2B
Academia de PI INPI Internacional Biblioteca Digital Observatório da PI Anti-Contrafacção Valorização da PI