INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
|
Governo de Portugal - Justiça
  • INPI
  • Propriedade Industrial
 
  • Marcas
  • Patentes
  • Design
  • Contactos
Símbolo de Acessibilidade à Web. [D] Twitter Facebook
 

Valorização da PI

Casos Práticos


    

 

A Universidade do Porto e a empresa Tomorrow Options – Microelectronics S.A. depositaram em Janeiro de 2008 um pedido de patente nacional relativo a um "DISPOSITIVO PORTÁTIL E MÉTODO PARA MEDIÇÃO E CÁLCULO DE PARÂMETROS DINÂMICOS DA LOCOMOÇÃO PEDESTRE". Este dispositivo, portátil, “wireless” e autónomo, com o respectivo método para medição, registo e cálculo de parâmetros dinâmicos da locomoção pedestre, permite determinar a mobilidade e as pressões exercidas na superfície de contacto (planta do pé) do membro inferior com o solo, dentro ou fora de ambientes clínicos, por períodos de tempo superiores a vários dias. Tem aplicação nas áreas da saúde (ex.: profilaxia do pé diabético), desporto, e em actividades físicas e ocupacionais.
 

                                       
 Universidade do Minho

Foi concedida em 2009 a primeira patente resultante do trabalho de investigação e desenvolvimento do Departamento de Física da Universidade do Minho na área dos materiais inteligentes. Trata-se de “Filmes não porosos na fase B de Poli (Fluoreto de vinilideno) (PVDF) e método para o seu processamento” que têm como inventores Senen Lanceros-Méndez, Vitor Sencadas e Rinaldo Gregório Filho.

O poli (fluoreto de vinilideno), PVDF, é um polímero semicristalino que na sua fase B apresenta importantes propriedades piezo e piroeléctricas. Estas propriedades permitem várias aplicações, particularmente sensores e actuadores em áreas tão amplas e variadas como a indústria electrónica, química e biomédica.

Esta tecnologia foi já licenciada, com o apoio da TecMinho, à Somática – Materials and Solutions, Spin-off da Universidade do Minho. Esta empresa tem duas áreas de negócio: a produção do polímero electroactivo, fornecendo o material em geometrias ajustadas às diferentes aplicações e possibilitando a produção de filmes activados para a inclusão directa em componentes; e consultadoria sobre soluções tecnológicas baseadas em materiais electroactivos e a sua inclusão em sensores, ecrãs tácteis, transdutores, teclados, touchpads.

 

Universidade de Aveiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vital Jacket® - Your Heart Wave Monitor

O Vital Jacket® é um sistema de monitorização de sinais vitais embebido na roupa que junta a componente têxtil com micro-electrónica. Este sistema foi concebido e desenvolvido para uma aproximação pragmática a vários cenários clínicos, em hospitais, em casa e em movimento, para pacientes ou pessoas saudáveis que necessitam de uma monitorização contínua ou frequente de sinais vitais com elevada qualidade.

Este conceito foi criado e especificado com base na longa experiência e tradição em instrumentação biomédica e telemedicina dos grupos de I&D do IEETA – Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro – da Universidade de Aveiro.

O pré-produto original do Vital Jacket® é um sistema capaz de adquirir, armazenar e analisar (on-line e off-line) vários sinais fisiológicos como o ECG, frequência cardíaca, respiração, saturação de oxigénio, actividade, postura e temperatura corporal. Além disso, permite adicionar outros sensores funcionando como uma “motherboard” vestível. Estes sinais são enviados para análise em tempo real para um PDA, utilizando tecnologia sem fios, ou gravados para análise posterior.

A propriedade industrial associada ao Vital Jacket® foi licenciada à Biodevices S.A. (spin-off da UA) que explora comercialmente o referido produto.

 
  • Serviços Online
  • Pesquisas
  • Boletim da PI
  • Marcas
  • Patentes
  • Design
  • B2B
Academia de PI INPI Internacional Biblioteca Digital Observatório da PI Anti-Contrafacção Valorização da PI