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Valorização da PI

Patent Intelligence


Os serviços de Patent Intelligence visam a análise e utilização estratégica das informações constantes das bases de dados de patentes as quais, uma vez cruzadas e relacionadas com outras informações relevantes obtidas no mercado, disponibilizam um conjunto de dados e indicadores, nomeadamente, sobre determinado sector tecnológico; tecnologia específica; produto ou sobre os próprios concorrentes.

A disponibilização de um conjunto de serviços de Patent Intelligence permitirá ao INPI explorar e rentabilizar o elevado potencial das Bases de Dados de Patentes como fonte de informação científica e tecnológica, em benefício dos utilizadores do Sistema da Propriedade Industrial (SPI).

Os serviços de Patent Intelligence colocarão ao dispor dos utentes do INPI um conjunto de estudos e relatórios que lhes permitirão obter informações sobre os seguintes parâmetros:

  • o nível e as perspectivas de desenvolvimento de determinado sector tecnológico e o seu grau de saturação;
  • os sectores tecnológicos mais prolíferos em matéria de produção de patentes;
  • a evolução de um determinado sector tecnológico em matéria de patentes;
  • o grau de maturidade das tecnologias patenteadas, o seu âmbito de protecção territorial, a sua “família de patentes”;
  • as estratégias de protecção adoptadas pelos concorrentes;
  • as novas tendências e nichos de mercado tecnológicos.

Estes estudos e relatórios poderão assim servir diversas finalidades, nomeadamente:

  • Apoiar a definição de estratégias de criação de novas linhas de I&D e de desenvolvimento de novos produtos;
  • Ajudar a posicionar os utilizadores do SPI na vanguarda do desenvolvimento tecnológico à escala global, evitando o investimento em projectos de investigação redundantes, obsoletos ou improdutivos;
  • Apoiar os utilizadores do SPI na definição da estratégia de protecção das suas invenções (territórios, vias de protecção, etc…);
  • Mapear o comportamento dos concorrentes e as condições de Mercado no âmbito da implementação de estratégias de marketing tecnológico (Inteligência Competitiva);
  • Apoiar os processos de decisão em matéria de fusões e aquisições e outros negócios envolvendo os operadores económicos;
  • Ajudar na identificação de potenciais parceiros e investidores.
 
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